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Descubra os alimentos que podem aliviar os efeitos na menopausa

A menopausa é um período que marca a vida toda a mulher que tem por volta dos 45 anos. Durante essa época, os níveis hormonais caem o que acarreta várias mudanças físicas e emocionais.

 

Uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos podem auxiliar na diminuição de dores, calor intenso, insônia, ansiedade, ganho de peso, alterações de humor, dores de cabeça e até lapsos na memória comuns nessa etapa da vida.

 

Todas a mulheres terão esses sintomas? Não. Agora, todas certamente se beneficiarão com uma alimentação equilibrada.

 

Descubra os alimentos que podem aliviar os efeitos na menopausa.

 

Ter uma alimentação balanceada e saudável é essencial neste período da vida da mulher. Abusar de alimentos frescos, peixes, legumes, frutas e evitar alimentos gordurosos, com farinha branca ou com muito açúcar.

 

Abusar

 

Peixes: o consumo de espécies oleosas, como o salmão, o atum e a sardinha podem adiar os efeitos da menopausa. Eles possuem ômega 3, vitaminas e outros antioxidantes, que são importantes para o bom funcionamento das células, inclusive às dos ovários.

 

Legumes: comer boas porções todos os dias. Ah, dê preferência às versões frescas de vagem, ervilha, grão de bico e lentilha.

 

Chocolate (ÓTIMA NOTÍCIA): o chocolate com 70% de cacau é benéfico ao organismo, pois contém triptofano. Esse nutriente estimula a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar, auxiliando na diminuição da ansiedade e até da depressão. Esta substância é liberada também na prática de exercícios físicos, então, pratique regularmente.

 

As sementes de abóbora e de girassol também são importantes, pois são fontes de magnésio e de ômega 6.

 

Inhame, lentinha, grão de bico, amendoim e trigo integral são ricos em fitoestrogênios que possuem efeitos antioxidantes.

 

Soja, framboesa e amora: contêm isolfavina, substância que imita o hormônio feminino que a mulher produz menos durante a menopausa. Além disso, os dois últimos, são ricas fontes de fibras que contribuem para a boa digestão e emagrecimento.

 

Leite e derivados e ovos são importantíssimos nessa fase da vida. Esses alimentos são grandes fontes de Vitamina D, que atuam na absorção de cálcio e ajudam a prevenir a osteoporose.

 

Nozes e castanhas são ricas fontes de gorduras boas e antioxidantes. Eles auxiliam na redução de danos às células dos ovários.

 

Couve, agrião, chicória, espinafre e rúcula devem ser consumidos em abundância pela grande quantidade de cálcio existente nesses alimentos.

 

Evitar

 

Já outros alimentos você deve evitar, não somente nesta etapa da sua vida, mas em todas, pois prejudicam seu organismo e causam doenças.

 

Mas vamos focar na menopausa. Uma alimentação pobre em nutrientes e um estilo de vida sedentário, auxiliam na antecipação da menopausa e na acentuação dos efeitos descritos acima.

 

Vamos lá:

 

Carboidratos simples, como arroz branco, açúcar refinado e massas não integrais antecipam a menopausa. Além disso, contribuem para o ganho de peso. Por conta das alterações hormonais, a mulher tem uma tendência maior de acumular mais gordura. Dê preferência aos cereais integrais.

 

Evitar sal ao máximo para evitar ondas de calor e a hipertensão.

 

Outros alimentos que ajudam a aumentar a temperatura corpórea (muito comum neste período), são pimentas, sopas, chás e o consumo de álcool.

 

A cafeína, por ser uma substância que desperta, pode prejudicar uma boa noite de sono.

 

Por fim, devemos estar sempre atentos à nossa alimentação, diariamente. Esses são apenas alguns exemplos de alimentos que podem auxiliar na diminuição dos efeitos, mas existem inúmeros outros que ajudam nisso.

 

Agora você já sabe o que fazer. Siga esses conselhos e tenha qualidade de vida em qualquer momento.

 

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