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Como se alimentar na gravidez e ter mais saúde?

 

 A gravidez é uma das fases mais lindas e especiais pelas quais a mulher passa. A possibilidade de gerar uma pessoa é incrível e única.

 

A alimentação, nesta etapa é importantíssima para que a gravidez seja tranquila, e claro, para que o bebê nasça forte e saudável.

 

Muitas mulheres com medo de engordar demais durante a gestação, fazem dietas restritivas o que é altamente desaconselhado pois a falta de nutrientes pode acarretar no nascimento prematuro do feto e ainda dificuldades na aprendizagem, más formações congênitas, anencefalia etc.

 

Você deve estar se perguntando. “Ah, mas quais alimentos consumir na gestação então?”.

 

Bom, vamos lá. Fizemos uma seleção de nutrientes que são importantes (se não fundamentais) e outros que por sua vez, merecerem ser evitados durante a gestação.

 

Vejamos agora como alguns alimentos auxiliam em uma gravidez mais tranquila.

 

Como em qualquer dieta ou recomendação para se ter uma vida saudável, a ingestão de frutas, legumes e cereais integrais, é importante para a saúde da mamãe e do feto.

 

Como citado acima, algumas mães acabam comendo pouco medo com o risco de engordar demais, durante a gravidez. Isso pode causar complicações para ambos, então, tome cuidado e alimente-se bem durante esta fase da sua vida.

 

Alimentos ricos em proteínas são muito bons.

A proteína ajuda na produção de células e tecidos novos no bebê e na mãe. Você pode encontrá-la em carnes, leguminosas, nozes, leite e derivados.

CUIDADO:

      Não consumir carnes cruas ou carnes que tiveram o contato com carnes cruas;

      Alguns peixes podem conter elevados índices de mercúrio, portanto, devem ser evitados. São eles: peixe-espada, marlin, laranja, atum rabilho e tubarão. Evite também a culinária japonesa, por conter muitos alimentos crus;

      Queijos maduros, como ricota, brie e cottage; e bebidas lácteas não-pasteurizadas podem conter bactérias. Elas causam infecções intestinais e mal-estar. Procure evitar.

 

A ingestão de cálcio também é muito importante. Beba o equivalente a 3 ou 4 copos de leite, diariamente. Ah, mas leite integral ou desnatado, tá?

Essa substância auxilia na formação dos dentes e dos ossos do bebê.

Você pode encontrá-la em leite e derivados, alimentos à base de soja (tofu), feijão, couve, agrião e brócolis.

 

O zinco é facilmente encontrado em castanhas, nozes, amendoim, carnes e peixes. Você sabia que ele é responsável pela formação do sistema neurológico do seu bebê? Então procure consumir esses alimentos, pois, a sua falta, pode provocar problemas de saúde na mãe e no bebê e ainda causar a má formação do sistema nervoso.

 

O que vegetais verde-escuro (couve, espinafre, brócolis, agrião, rúcula e aspargo), frutas cítricas (laranja e morango), cereais integrais, fígado, banana, leguminosas e flocos de milho e aveia têm em comum?

Se a sua resposta foi o ácido fólio, parabéns! Mas não valeu se você procurou no Google, hein!?

A substância é muito importante, pois ajuda no desenvolvimento do feto e na formação e fechamento do tubo neural.

A sua ausência (ou pouca ingestão) pode causar uma formação anormal da medula óssea do feto e anencefalia, que é o nascimento com ausência de cérebro.

Portanto, foco no ácido fólico!

 

Algumas verduras, legumes, alimentos de origem animal, cereais integrais e frutas são ricas também em niacina, piridoxina e tiamina. Assim como o ácido fólico, essas 3 substâncias também ajudam no desenvolvimento cerebral e neurológico do feto.

Para a mamãe, elas previnem a depressão pós-parto (muito comum) e ainda oferecem energia para a mãe e bebê.

 

O ferro é famoso por prevenir anemia. No bebê, ele é responsável pela formação do sistema nervoso. A falta de ferro pode provocar o nascimento antecipado da sua criança, algumas complicações no parto e que o feto nasça abaixo do peso ideal.

 

Abusar de todos esses alimentos é livre, saboroso e muito importante. Eles vão  garantir uma gravidez muito mais tranquila.

Ah, e de fundamental importância: Ao saber da gravidez, procure um médico da sua confiança para fazer um pré-natal com consistência e evitar complicações.

 

Essencial Nutrição. Comida de verdade, sempre.

Rua Alberto Lanzoni, 840 – São Carlos – SP.

(16) 3373-6300 / www.essencialnutricao.com.br.


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